Ornamentação

As cores básicas oferecem uma vivacidade e contam a história da vida dos tapetes orientais. O desenvolvimento das cores veio através de sucessivos tingimentos dos fios empregados na confecção dos desenhos das peças. Os povos produtores de tapetes são os que tem maior experiência nesse campo. O conhecimento exato do desenvolvimento das cores influenciam diretamente no reconhecimento da origem e da data de criação da peça. Os desenhos que ornamentam o tapete transmitem o sentimento profundo do artista sobre as coisas que o rodeiam.

Friso: é uma tira que faz o acabamento externo do desenho, normalmente é feito numa só cor. Raramente aparecem com pequenos ornamentos intercalados com longos intervalos.

Margem do beiral: é um debrum formado nos beirais dos tapetes. Nas peças de luxo ele é estampado, enquanto que nos tapetes feitos pelos nômades quase não aparece.

Beiral lateral externo: é quase sempre mais largo do que o galão externo, porém mais estreito que o beiral principal.

Beiral lateral interno: sua arte se iguala à do beiral lateral externo. Os galões são unidos entre si e separados por uma costura incolor feita com traços finos.

Área interna ou central: é o miolo do tapete, ladeada por um galão. Esta área também é chamada de fundo ou base. As diversas formas de repartição interna indicam a procedência dos tapetes antigos e novos.

 

Figuras Humanas

As figuras humanas são encontradas em formas primitivas, grosseiras, parecidas com desenhos feitos por crianças, em quase todos os tapetes feitos dos nômades, nas peças antigas persas temos figuras humanas delineadas nos seus mínimos detalhes. No Islã os motivos representativos das figuras humanas e dos animais são proibidos. A essa proibição se submeteram também os povos da Ásia Menor.

 
Inscrições

Constantemente chegam peças artísticas cheias de inscrições. As incrições apresentadas nos tapetes são escritas na linguagem árabe. As inscrições representavam o valor do poder do pensamento. Geralmente as peças Koran continham inscrições ornamentais misturadas a um grande número de outros motivos, tendo apenas o valor material artistico.


Motivos de Animais

Os motivos de animais são encontrados nos tapetes feitos pelos nômades sob a forma imaginária. Nos tapetes de luxo, de origem persa, muitas vezes aparecem na sua forma verdadeira.Os nômades preferem cachorro, camelo, cavalo, galinha e insetos. Os tapetes de luxo apresentam animais de caça, selvagens.

 

Motivos florais

Elementos compostos de desenhos que representam a natureza oriental, é uma ornamentação encontrada nos tapetes de luxo e nunca nas peças acabadas pelos nômades. Quanto mais fino o atado dos tapetes, mais naturais se tornam as linhas que contornam o desenho.

 

Motivos Geométricos

São elementos que aparecem na maioria dos tapetes atados feitos pelos nômades, são formas que quase não se modificam há milênios. Os variados desenhos que mostramos nas fotos indicam a procedência e, muitas vezes, até a idade das peças, assinalando as características de um determinado grupo de tapetes.