As Cores

As cores naturais, que ainda hoje são usadas no Oriente, são extraídas das plantas, animais e minerais. Dizem que até 1865 os tapetes eram tingidos unicamente com cores naturais, quando foi introduzida a anilina para pigmentar a matéria-prima. O aprimoramento e a descobertas de tintas químicas ajudaram as grandes manufaturas a não depender mais das tintas naturais. Porém, os povos nômades até hoje continuam tingindo como na antiguidade. Os tons mais usados são resultantes das misturas das cores básicas. As cores principais como azul, vermelho, amarelo, podem ser misturadas até se conseguir a tonalidade desejada. As cores mais comuns no Oriente são: vermelho, amarelo, verde, azul, branco e preto.

 

Azul:  extraído do ramo de flores ou folhas da planta índigo, pertence ao grupo das mais duráveis e brilhantes cores. O azul significa no setor persa ar e eternidade, e para o povo mongol, força e poder.

 

Verde: cor sagrada islâmica, por isso é pouco usada, é sinal de identificação do tapete de oração de uma mesquita. A combinação verde e branco no Oriente significa alegria.

 

Amarelo: antigamente era retirado do açafrão. Para os persas significa felicidade, ouro e riqueza; para os chineses, terra, fidelidade e fé.

 

Amarelo-laranja: é o símbolo da devoção, é uma cor retirada dos espinhos do arbusto do alcana.

 

Vermelho: a fonte mais conhecida da tinta vermelha é acochonilha, que alcança uma escala que vai do rosa ao vermelho-preto. Para os persas, é o símbolo do zelo e traz alegria. No sul da China, simboliza o sol e a cortesia.

 

Marrom: é conseguido da lã incolor do camelo, o marrom luminoso pode ser conseguido com a casca de uma maçã vermelha de carvalho nanico.

 

Preto: é uma cor rara, conseguida com o óxido de ferro. No norte da China, significa água de inverno.

 

 

Classificação das Cores
Pérsia
Índia
Cáucaso
Ásia Menor
Ásia Central
vermelho
vermelho-vinho
vermelho-cobre
vermelho-tijolo
vermelho-castanho
verde
verde-oliva
verde-capim
verde-rosado
outras tonalidades
azul
azul-marinho
azul-escuro
azul-esverdeado
misturas
amarelo
ouro
amarelo-forte
limão
-
branco
casaca de ovo
branco-forte
branco-claro
-